Violência contra a mulher é debatida em palestra com Erica Paes, em Gaspar

O plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar ficou lotado na noite de segunda-feira, 10 de setembro, quando foi promovida no local uma palestra sobre prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Aproximadamente 140 pessoas foram até o encontro para ouvir a palestrante Erica Paes, assessora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, campeã de jiu-jitsu e ex-lutadora de MMA. Fundadora do projeto social “Eu sei me defender”, Erica já foi vítima de violência doméstica e na oportunidade, além de falar sobre o tema, também deu algumas dicas de autodefesa para o público. Ela está percorrendo toda Santa Catarina e, a partir da semana que vem, iniciará as palestras no Paraná (PR).

A iniciativa em trazer a palestrante para Gaspar foi do vereador Francisco Hostins Júnior. “A violência contra a mulher está sempre em pauta na Câmara de Vereadores. Quando soube da palestra achei interessante trazê-la para nosso município”, ressalta. Ele explica que o objetivo foi trabalhar a conscientização e prevenção não somente entre as mulheres, mas também com o público masculino. “É importante que as pessoas saibam o que fazer para se defender e como proceder para contribuir com a diminuição dos números de casos de violência contra a mulher. Só para se ter uma ideia, entre os meses de fevereiro e junho deste ano 61 vítimas foram atendidas pelo programa de apoio psicológico que existe no Fórum da Comarca de Gaspar”, alerta.

Os números, porém, segundo o vereador, podem ser ainda maiores. “Muitas mulheres deixam de denunciar as agressões. Por isso a palestra também foi muito importante para informar e incentivar as denúncias. Existe o 180 que até então muitas pessoas nem sabiam que existia”, ressalta. Para o vereador, o encontro foi bastante positivo. “Toda discussão em relação a este tema é sempre válida”.

 

Fonte: Jornal Metas

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário