Unidades de saúde de Rio do Sul estarão abertas no sábado para consultas para homens

No sábado, 10 de novembro, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul manterá todas as 16 unidades abertas para atendimento preferencial dos homens, em uma ação diferenciada da programação do Novembro Azul. Neste mês, fica o alerta de conscientização para a importância da prevenção em saúde masculina. As unidades abrem às 7h30 às 11h30 com atendimento pré-agendado de médico e enfermagem.

Durante o mês inteiro os profissionais de saúde desenvolverão atendimentos nas rotinas das estratégias Saúde da Família voltadas ao cuidado dos homens. E a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, alerta os homens que procurem o serviço de saúde de seu bairro para agendamento. “Muitos homens não conseguem visitar a unidade de saúde por conta do trabalho. Então fica o convite para que façam um agendamento de consulta para este sábado”, relata.

Simultaneamente às ações da atenção básica nas unidades de saúde, no dia 10 de novembro ocorrerão atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes na Praça Ermembergo Pellizzetti, das 8h às 12h, quando o Lions Clube Bela Aliança e a Secretaria de Saúde farão aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, abordagens sobre descarte de medicamentos dentro da campanha Remédio é Coisa Séria e entrega de panfletos de divulgação.

O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. O câncer de próstata é o principal tema do período, já que este é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina.

Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue.

 

Fonte: Imprensa de Rio do Sul | Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário