Samae de Gaspar finaliza interligações do novo reservatório na Estação de Tratamento I

O Samae concluiu mais uma importante etapa da obra do novo reservatório que está sendo instalado na Estação de Tratamento I (ETA I). A última interligação necessária para a distribuição de água foi finalizada na quinta-feira, 23 de agosto, e agora o reservatório entra na fase de testes.

“O reservatório está cheio e este período, que deve durar cerca de 10 dias, é importante para analisarmos o movimento da estrutura e se haverá algum problema, como fissuras ou vazamentos”, ressalta o diretor-presidente do Samae, José Hilário Melato.

A próxima etapa, após finalizado o teste, será a hipermeabilização do reservatório e obras externas, como pintura e canteiros.

“Nossa expectativa é que em até 45 dias o novo reservatório possa ser entregue oficialmente à comunidade”, projeta Melato.

A ETA I é responsável pelo abastecimento de água para mais de 70% do município e abastece o Centro da cidade, além dos Bairros Coloninha, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Lagoa, Margem Esquerda, Poço Grande, Santa Terezinha e Sete de Setembro.

Reserva

Hoje, a capacidade do reservatório é de 1 milhão de litros e, com a obra finalizada, essa capacidade irá aumentar para 2,8 milhões.

“Atualmente, não temos uma reserva significativa e nos fins de semana, principalmente nos sábados, algumas localidades sofrem com a falta de água. Após a obra concluída, este problema será solucionado”, ressalta Melato.

Além disso, ele também explica que em alguma eventualidade, manutenção ou problema técnico a cidade ficará abastecida por mais tempo. “A obra trará mais segurança no abastecimento à população”, garante.

A assinatura da ordem de serviço para a obra aconteceu em agosto do ano passado e está sendo executada pela empresa Habitark Engenharia. O investimento na melhoria, de acordo com Melato, ficará em torno de 1,5 milhão de reais.

 

Fonte: Jornal Metas | Foto: Kássia Dalmagro

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário