Realizada abertura oficial do Junho Verde e cerimônia de formatura da 1ª turma do Projeto Defensores Ambientais de Indaial

Na noite dessa terça, 5, foi promovida na Acidi a abertura oficial do Junho Verde 2018 e a cerimônia de formatura da primeira turma do Projeto Defensores Ambientais de Indaial.

O projeto iniciado em 2017 teve por objetivo qualificar 17 alunos, estudantes do 8º e 9º ano da Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho, para atuarem como auxiliares no papel de fiscalizadores da natureza e como agentes na preparação de jovens na relação com o meio ambiente.

Esse projeto conta com o envolvimento das secretarias de Educação, Urbanização e Meio Ambiente e Saúde; coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo; Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial/Projeto Bugio e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e com a parceria da Casan e Projeto Carnívoros.

A solenidade iniciou com a fala das autoridades, entre elas a do prefeito André Moser, que declarou aberto o Junho Verde, mês dedicado a uma série de atividades alusivas à promoção e valorização do meio ambiente.

Depois o aluno Jonas Marcos de Oliveira, do 9º ano da Escola Juvenal Carvalho, falou um pouco da experiência do Projeto. Segundo ele, “adquirimos muito conhecimento, os encontros nos instigaram sobre o nosso papel de Defensores Ambientais e nos propiciaram fazer novas amizades”.

Na sequência foram entregues certificados de participação aos Defensores Ambientais e também um bóton para registrar a conclusão de um projeto e início de uma consciência mais sustentável e participativa desses adolescentes.

Os alunos da primeira turma do Projeto são: Adriel Jose Momm, Adryan Junior Frigo Zanchetta, Amanda Scramm, Jonas Marcos de Oliveir, Julia Reis Bach, Karine Vitoria Cruz da Silva, Karla Gabriela Lopes da Silva, Levi Bini Neto, Maicon Felipe Gaertner, Maria Eduarda da Silva, Mateus Felipe Schneider, Matheus de Andrade, Natalia Sasse, Pamela de Ramos, Paola Izadora Frigo, Samuel Melquisedeque Telles e Stephani Yara Baltazar Correia.

Ainda na solenidade a aluna Maria Eduarda da Silva, em nome da turma, prestou um juramento: “Prometo, à fé de minha honra, que serei um defensor ambiental em favor da vida e da natureza, multiplicando os conhecimentos aprendidos. Assim o prometo”.

Seguindo o protocolo, essa primeira turma entregou camisetas para os estudantes da nova turma de Defensores. Na segunda turma participam 20 alunos representantes do 5º, 6º e 7º ano da Escola Mulde Baixa.

O Projeto iniciou no educandário em 2 de maio e os encontros ocorrem nas terças à tarde.

Finalizando a cerimônia, as alunas Karine Vitoria Cruz da Silva e Stephani Yara Baltazar fizeram a leitura de uma mensagem para os articuladores do Projeto Defensores Ambientais, que também receberam certificados de agradecimento.

 

 

Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário