Quase 20 pinguins são soltos em praia de Florianópolis após reabilitação

Um total de 18 pinguins-de-magalhães foram soltos na praia do Moçambique, no Norte da Ilha, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 7 de novembro. Os animais haviam sido resgatados em diferentes praias do estado e estavam em reabilitação. Esta foi a terceira soltura realizada na temporada, somando 56 bichos devolvidos à natureza.

Os pinguins estavam sob os cuidados da Associação R3 Animal, apor meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM).

Resgates

Com a chegada do inverno, os pinguins-de-magalhães saem de colônias na Patagônia, na Argentina, à procura de comida. Os bichos acompanham as correntes marítimas de água fria e chegam nas praias do estado.

Alguns não conseguem retornar às colônias de origem e são encontrados mortos no litoral. Outros chegam às praias cansados, debilitados, desidratados e até com quadro de pneumonia. A maioria dessas aves estão no primeiro ano de vida.

Os animais resgatados são levados para unidades de estabilização, para depois serem transferidos para Centros de Reabilitação de Animais Marinhos.

A orientação para quem encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada é ligar no telefone 0800 642 3341.

 

Fonte: G1 | Foto: Nilson Coelho

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário