Prefeitura de Rio do Sul reestrutura núcleo educacional especial

A Prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inaugura o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) dia 19 de novembro. O espaço oferece atendimento para crianças da rede municipal de ensino com profissionais de áreas como fonoaudiologia, nutrição, assistência social, psicopedagogia, psicologia e, ainda, apoio pedagógico.

O público-alvo é formado por crianças que apresentem algum transtorno de aprendizagem como: dislexia, distúrbio de comunicação, deficiência intelectual e que não são atendidas em outros setores do segmento educacional. Como é o caso daquelas que não apresentam laudo diagnóstico e, dessa forma, necessitam serem atendidas para, conforme a necessidade, receberem intervenção clínica.

O espaço era conhecido como Núcleo de Atendimento Multidisciplinar (NAM) e sob a antiga sigla o serviço era apenas de forma institucional. A unidade era responsável pela formação de professores com uso de palestras e auxílio técnico. “Esta atividade permanece, mas associado ao trabalho institucional existe a questão clínica e terapêutica. Hoje esses mesmos profissionais estarão em contato direto com crianças ao prestar atendimento individualizado, o que gera mais eficiência para realizar diagnósticos”, explica a secretária de Educação, Janara Mafra.

Demanda

O Naee atende crianças dos anos iniciais (dos 6 aos 10 anos), entretanto a educação infantil também será assistida por servidores dos ramos de psicologia e fonoaudiologia que farão pré-avaliações. Cada atendimento será mensal e terá duração de 45 minutos. “Geralmente uma criança passa por mais de um serviço. Já alunos do 6º ao 9º anos serão assistidos com profissionais do Serviço Social, que farão a articulação entre família e escola”, argumenta a diretora de Gestão Pedagógica, Cíntia Franz.

“As atividades já acontecem, visto que os servidores realizam estudos de caso e de demanda, avaliação, visitam escolas e conversam com famílias durante todo o ano. O que ocorre agora é uma reestruturação dos serviços prestados”, diz a diretora. O funcionamento do Naee será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Serviço

  • Assunto: Inauguração do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee).
  • Dia: 19/11/18.
  • Hora: 14h.
  • Local: Rua XV de Novembro, edifício Marcon.

 

Fonte: Imprensa de Rio do Sul | Foto: Arquivo Seduc

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário