Prefeitura de Indaial inicia projeto de Inclusão Digital com a Terceira Idade

A tecnologia é uma importante aliada na inserção social e na busca por informações para manter-se atualizado. Seu uso, inicialmente presente entre os adultos, já chegou às crianças e vem crescendo entre os idosos.

Atenta a essa ferramenta como aliada em ações com idosos, a Prefeitura de Indaial está implantando o Projeto de Inclusão Digital na Promoção de Saúde da Terceira Idade.

O projeto será viabilizado pela secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Departamento de Promoção da Melhor Idade.

As aulas ocorrerão nas terças-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, na Uniasselvi – Polo do Centro, que cedeu uma sala de informática para o Projeto.

Todos os profissionais envolvidos (informática e técnicos de saúde) atuarão juntos para articular pautas sobre saúde: Política de Saúde do Idoso, sexualidade, cuidados na alimentação, prevenção de quedas, exercícios físicos, medicamentos, higiene, memória e saúde mental. A primeira aula teve início nessa terça, 5 de junho.

“Vamos aliar a ferramenta digital com a saúde. No decorrer das aulas os idosos aprenderão como encontrar informações em sites de busca ou digitar um texto no computador, por exemplo, com assuntos sobre saúde”, explica a fonoaudióloga do Nasf, Solange Pazini.

O Projeto de Inclusão Digital se estenderá de junho até setembro. Cada mês será uma turma, composta por 15 pessoas, capacitando ao fim 60 idosos.

“A inclusão digital na promoção à saúde da terceira idade é a estratégia utilizada pela secretaria para levar temas de saúde até eles. Os idosos obtêm mais conhecimento e interagem com as demais pessoas. Assim promovemos o autocuidado e consequentemente qualidade de vida para a terceira idade”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane Ferrari.

 

 

Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário