Prefeitura de Gaspar vai comprar prédio do antigo Besc, no Centro de Gaspar

A Prefeitura Municipal de Gaspar está prestes a oficializar a compra do prédio que sediou o antigo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), na rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro de Gaspar. A compra foi autorizada pelos vereadores de Gaspar em sessão ordinária de terça-feira, dia 11 de dezembro.

Chefe de gabinete da prefeitura, Pedro Bornhausen explica que o interesse em adquirir o prédio surgiu em 2017. “No ano passado, nossa equipe tentou descobrir se a estrutura estava à venda. Porém, foi em setembro deste ano que conseguimos esclarecer alguns pontos importantes a respeito. O prédio seria leiloado e então começamos a agir com o objetivo de arrematá-lo”.

Em conversa com a instituição que cuida de patrimônios como este, a administração tomou conhecimento de que, como órgão público, tinha prioridade na aquisição. “O governo registrou um pedido mostrando interesse e isso tirou o prédio da lista do leilão. Agora, com a aprovação do Legislativo, só falta o prefeito sancionar a compra”, diz Bornhausen.

Ao que tudo indica, os trâmites referentes a esse processo serão concluídos com a volta de Kleber Wan-Dall de Brasília.

Utilização

O prédio será utilizado para sediar a Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin e também o Arquivo Histórico de Gaspar. Ainda não foi definida a forma como os setores vão fazer a transição de lugar. Além disso, a prefeitura, por não ter feito todo planejamento da mudança, pode acrescentar outras utilidades ao espaço.

Próximo passo

Não há datas estipuladas para início das reformas do prédio. O chefe de gabinete, Pedro Bornhausen, acredita que a primeira parte do pagamento deve ser feita em janeiro de 2019. “No primeiro mês do ano, vamos dar encaminhamento de 5% do total da compra. Depois de 60 dias, pagamos o restante”, conta.

Estima-se que, assim que todas essas questões forem resolvidas, uma equipe técnica dê início à adequação. A prefeitura vai adquirir o prédio pelo valor do lance mínimo do leilão, R$1.864.000,00.

 

Fonte: Cruzeiro do Vale

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário