Prefeitura de Gaspar adere ao “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

Nesta semana, a prefeitura de Gaspar se comprometeu em dar ainda mais atenção à terceira idade ao assinar o termo de adesão ao Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A assinatura do documento aconteceu na quarta-feira, 19 de setembro, na Sociedade Alvorada, e contou com a presença da secretária de Estado da Assistência Social, Romanna Remor, e do coordenador Estadual do Idoso, Paulo Medeiros, além de autoridades municipais.

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Social de Gaspar, Santiago Martin Navia, o programa federal tem como objetivo propor ações que promovam o envelhecimento ativo e saudável. “As estimativas indicam que, até 2035, a população idosa brasileira será maior do que a população jovem. Sendo assim, precisamos nos prepararmos desde já para esta nova realidade. Investir em qualidade de vida significa menos gastos com a saúde depois”, defende. De acordo com Santiago, conforme o município vai cumprindo as ações propostas pelo programa, ele vai ganhando estrelas. “Nossa intenção é conseguir a estrela de ouro até 2020”, afirma. O primeiro passo será a elaboração do Plano Municipal de Estratégia, quando serão diagnosticadas as prioridades. “Precisamos entender para que público vamos trabalhar”, diz. Depois, terá início a elaboração de políticas públicas, envolvendo outras secretarias, como Saúde e Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo.

“Não é novidade que a população brasileira está envelhecendo, então precisamos pensar em ações em diversos setores, e não somente no lazer”, alertou o coordenador Medeiros.

 

Fonte: Jornal Metas | Foto: Kássia Dalmagro

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário