Parque Girassol, em Timbó, será aberto para visitação em março

O Parque Girassol, nova denominação para o Aterro Sanitário do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, será aberto para visitação de grupos da comunidade neste mês de março. As primeiras turmas devem viver essa experiência no dia 28 deste mês. Ainda em fevereiro, a comunidade do bairro Araponguinhas teve a oportunidade de conhecer as instalações do Parque Girassol em uma visita oferecida pela entidade.

O roteiro da visita tem o objetivo de apresentar o funcionamento do Parque Girassol em todos as suas etapas. Os visitantes serão recepcionados no prédio da nova sede do CIMVI e passarão pela Galeria de Arte Rizoma e pelo Auditório Oikos. Depois seguem para o Setor de Triagem, Mirante do urubu, onde poderão ver toda a operação do parque. Na sequencia, visitam a Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE) e finalizam o percurso na Trilha do Tatu com passarelas e pontes que permitem o contato com a mata atlântica e com pontos de monitoramento do lençol freático que integra todo o complexo do parque.

Porque ‘Parque Girassol’

O girassol (helianthus annus) é uma flor bastante conhecida em todo o mundo. Sua imagem está associada à felicidade, alegria, boa sorte e altivez. Sua cor amarela traduz a luminosidade, juventude, vitalidade e energia tal como o sol, astro mestre de nosso sistema. Seu nome deriva de “Hélio”, divindade grega que representa o sol e “anthus”, que quer dizer flor.

O Parque Girassol será um local de geração de energia e, neste sentido, a escolha desta flor para nomear o Parque deve-se a sua semelhança com o astro que mantém o planeta terra vivo. Sem o sol e sua energia, nada sobreviveria sobre a terra.

O Parque Girassol nasce para ser referência, um território de transformações não apenas dos resíduos sólidos, mas dos gestos humanos em sua responsabilidade com o planeta. Confira o vídeo sobre o projeto do Parque Girassol clicando aqui.

Agende sua visita!

A administração do Parque Girassol está aberta para o agendamento de visitas. O público alvo do parque são grupos de estudantes, turistas, agricultores, colaboradores de entidades, etc. Os grupos devem ter, no mínimo, 10 integrantes e o percurso leva 01h50min. As visitas podem ser agendadas de terças, quartas e quintas-feiras, sendo um grupo dos período. A visita matutina pode acontecer entre as 9h e 12h00, e a vespertina das 13h30 às 16h00.

O contato deve ser realizado através do e-mail parquegirassol@cimvi.sc.gov.br.

 

Fonte: CIMVI | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário