Pais fazem fila para retirar senha de matrícula em escola no Centro de Gaspar

A calçada em frente à Escola Honório Miranda, no Centro de Gaspar, já ficou pequena para a quantidade de pais, familiares e amigos dos estudantes que querem garantir as primeiras senhas para a rematrícula e rematrícula no educandário. O grupo tomou conta do espaço e a enorme fila que se forma todos os anos neste local já começa a subir o morro da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

O período de matrículas começa, oficialmente, no dia 19 de novembro, próxima segunda-feira, e segue até o dia 23 de novembro, sexta-feira. Como as senhas para atendimento começam a ser distribuídas às 19h de quarta-feira, dia 14 de novembro, as famílias ficam na fila para garantir uma vaga na turma desejada. Este é o caso de Lucas Carvalho, de 15 anos, que vai receber a senha número 1. Debaixo de uma tenda e sentado em uma cadeira de praia, o jovem aguarda a liberação das senhas para garantir sua matrícula no 1º ano matutino.

Iracema Hahnemann Garzewski tem 68 anos e também está na fila. Ela está garantindo a vaga da neta de sua irmã, que quer estudar no terceirão no período da manhã. “Vou ficar na fila até umas 18h e depois alguém vem me substituir. Essa situação é terrível. Não deveria acontecer”, diz a moradora do bairro Poço Grande.

As matrículas

O período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2019 é sempre um momento bastante aguardado pelos estudantes e também pelos pais e responsáveis. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos para garantir a vaga na turma desejada.

Confira como funciona o calendário nos CDIs municipais e escolas municipais, estaduais e particulares de Gaspar:

Escolas municipais

A primeira semana de novembro foi a escolhida como sendo período de matrícula e rematrícula nas escolas municipais de Gaspar. Se você tem filho em idade escolar e deseja garantir a vaga dele para o ano que vem, fique atento: termina nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, o prazo das inscrições.

De acordo com a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Benevenutti, o calendário foi montado em conjunto com as unidades de ensino da cidade. Os horários de atendimento e os documentos solicitados variam de acordo com o determinado por cada escola.

Escolas estaduais

O calendário de matrículas da rede estadual de ensino acontece um pouco mais tarde, de 19 a 23 de novembro. De acordo com dados da secretaria de Estado da Educação, são esperados mais de 1.00 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares de Santa Catarina.

Na Escola Honório Miranda, uma das instituições com maior procura por vagas em Gaspar, são 150 vagas para o primeiro ano do ensino médio no período matutino e 210 para o período vespertino. Para os segundos e terceiros anos, não haverá vagas para o período da manhã. De acordo com o diretor do educandário, Antônio Mercês da Silva, no dia 14 de novembro, às 19h, a equipe da escola vai distribuir senhas para os interessados em vagas no período matutino, que é o período com maior procura.

Escolas particulares

Enquanto na rede municipal de ensino os pais precisam se apressar, nos colégios particulares o prazo é mais extenso. No Colégio Uni, as matrículas começaram no dia 19 de outubro e seguem por tempo indeterminado, enquanto ainda houver vagas. O colégio atende desde os alunos pequenos, de três anos, até os estudantes do terceirão.

Outro diferencial do Colégio Uni é o programa ‘Unijunior’. Para esta modalidade, são 75 vagas disponíveis para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, inclusive de outras escolas. Os responsáveis pelos estudantes podem optar pelos dias que querem que as crianças frequentem as aulas no ato da matrícula.

No colégio Madre Francisca Lampel as rematrículas começaram no dia 29 de outubro e seguem até o início do ano letivo de 2019, no dia 11 de fevereiro. O educandário possui ensino infantil, fundamental e médio.

CDIs

O prazo de rematrículas dos pequenos nos CDIs de Gaspar chegou ao fim na quinta-feira, dia 8 de novembro. Nesta sexta, dia 9, é dia dos pais organizarem a transferência dos alunos. Na segunda-feira, dia 12 de novembro, será divulgada a lista das transferências aprovadas e depois, de 13 a 19 de novembro, acontece o período de novas matrículas.

No dia 3 de dezembro, os CDIs que zerarem as listas de espera até o dia 30 de novembro vão iniciar a ampliação das vagas das crianças matriculadas no período parcial para o período integral. Inicialmente, todas as matrículas novas serão em período parcial.

 

Fonte: Cruzeiro do Vale

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário