Natal e verão vão criar 7,5 mil vagas temporárias de trabalho em Santa Catarina

De novembro de 2018 a fevereiro de 2019, devem ser criadas no comércio catarinense duas mil vagas temporárias formais, e mais 5,5 mil no setor de serviços. A estimativa é de estudo feito pela Federação do Comércio de Santa Catarina. O número é próximo ao da temporada de 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviços, segundo o Caged.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, neste ano, o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos empresários na hora de contratar. A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários contratarão o mesmo número de trabalhadores temporários que no ano passado, e a projeção é de média de 2,92 trabalhadores por empresa.

Outra pesquisa, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), mostra que quatro de cada dez (38,9%) dos empresários ouvidos preveem abrir vagas nesta temporada.

No ano passado, menos de um terço (28,9%) dos entrevistados apontava que havia essa possibilidade entre os meses de dezembro e fevereiro, atendendo à demanda do Natal e do verão. Outros 46,56% dos empresários não planejam contratar nos próximos meses, sendo que ainda há 14,5% de indecisos. O levantamento foi realizado pela entidade junto aos seus associados com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.

Parceria

A Spin, primeira aceleradora startup-indústria do Brasil, acaba de firmar parceria com a NSC, afiliada da Rede Globo, para oferecer aos catarinenses conteúdos sobre empreendedorismo, startups, tecnologia e inovação.

Segundo Beny Fard, fundador e CEO da Spin, o objetivo é entregar materiais relevantes e novidades sobre o universo da nova economia ao ecossistema empreendedor de Santa Catarina por meio dos diversos canais da NSC.

Para Delton Batista, diretor de negócios da NSC, a parceria faz parte do objetivo de disseminar informações sobre o potencial do ecossistema de inovação e do mercado catarinense e de formas de comunicação que auxiliem nas vendas e na ampliação do valor das marcas.

No ministério

O processo da Golar na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi remetido para o Ministério dos Transportes dar a chancela/validação final dele quanto ao registro do terminal de gás, pretendido para ser instalado região do Sumidouro, em São Francisco do Sul.

Masterplan

Está em preparação o Masterplan – documento que deverá orientar para o desenvolvimento socioeconômico de Guaramirim e projetar o município para os próximos 20 anos. Foi realizada a apresentação do programa para a classe empresarial, representantes de entidades e poder público. Serão realizadas outras reuniões, com data ainda a definir, para dar o andamento ao estudo, a ser detalhado.

Case

A Sizebay, de Joinville, é a vencedora do concurso estadual de startups do Programa Gestão de Valor. O case desenvolvido pela empresa – o Provador Virtual – detalha o desenvolvimento de soluções para o e-commerce. A iniciativa é do Sebrae e da Fecomércio.

Desigualdade

Estudo do Credit Suisse Global Wealth Report mostra a profunda desigualdade de renda na sociedade brasileira. Um por cento da população detém 43% da riqueza das famílias. Isso se deve a dois fatores principais: o nível de ensino entre os trabalhadores; e a grande parcela de pessoas que trabalham na informalidade. No Brasil, há 154 mil milionários. A riqueza média do brasileiro adulto é de US$ 16.664.

Aquisição

A companhia norte-americana Mohawk Industries adquiriu a Eliane Revestimentos Cerâmicos, com sede no Sul do Estado, por US$ 250 milhões.

 

Fonte: NSC | Foto: Jessé Giotti

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário