Mutirão de castração atende mais de 100 animais de estimação, em Ibirama

Mais 118 animais de estimação, entre cães e gatos, foram esterilizados em Ibirama. Este foi o resultado do mutirão de castração realizado no fim de semana, dias 22 e 23 de setembro, no Pavilhão de Eventos Rudolfo Koffke.

O evento, que ofereceu o serviço com valor mais acessível à comunidade, contou com apoio da Prefeitura e promoção do grupo de voluntários locais e membros do Projeto Quem Ama Castra.

As castrações foram realizadas com o apoio de médicos veterinários parceiros, seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

Com a conclusão de mais uma edição da proposta, o município comemora a realização de seis mutirões de castração em parceria com voluntários, desde 2017. Até o momento, quase mil cães e gatos, de cerca de dez municípios de todo o Vale Norte, já foram beneficiados.

“Este é um passo importante para o controle populacional de cães e gatos, visto que também se trata de uma questão de saúde pública”, avalia o prefeito Adriano Poffo. Ele destaca que o principal objetivo dos mutirões é erradicar o problema do abandono de animais em Ibirama e região.

Conforme a parceria, o município fica responsável pela cessão do espaço e de quase 90% dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com apoio publicitário e doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes.

Novos voluntários

Cerca de trinta voluntários são necessários nos atendimentos de tutores e animais em cada mutirão. O grupo, no entanto, alerta para a necessidade do engajamento de novos interessados para que possam ser desenvolvidas as próximas edições da iniciativa.

“Quem for sensível à causa e gosta de animais, convidamos para participar dos mutirões. Sempre precisamos pessoas voluntárias para auxiliar, além disso, o resultado é gratificante”, frisou o voluntário Marcos Miranda. Mais informações pelos telefones (47) 3357-4119, 99286-8875 ou 99989-1757.

 

Fonte: Prefeitura de Ibirama

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário