Mulher dá à luz dentro de ambulância do Samu, em Camboriú

O plantão de uma das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Camboriú terminou de forma inusitada na terça-feira, dia 21 de agosto. Uma moradora de 22 anos acionou o serviço assim que entrou em trabalho de parto, mas o bebê nasceu dentro da ambulância a caminho do hospital. Os socorristas Aldo Bittencourt e Marcelo Carvalho realizaram o parto de emergência.

O bebê, um menino, quarto filho da moradora, nasceu com pouco mais de três quilos. “A equipe percebeu, assim que chegou na residência da jovem, que não haveria tempo para realizar o transporte. No trajeto para o hospital, os socorristas pararam a ambulância e começaram o parto”, compartilha o coordenador do Samu no município, Deivid dos Santos Coelho.

Após o nascimento, os profissionais realizaram a aspiração das vias aéreas do bebê e o corte do cordão umbilical. A moradora e o recém-nascido foram encaminhados para o Centro Obstétrico do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Os socorristas do Samu recebem treinamento para realização de partos de emergência. Na ambulância, há um kit especial para essas ocasiões com luvas, material estéreis para intervenção de corte do cordão umbilical ou até mesmo reanimação da criança ou da mãe, manta térmica para estabilizar a temperatura, entre outros objetos.

Base Descentralizada do Samu

A Base Descentralizada do Samu – Siegfried Loos, de Camboriú, foi inaugurada em julho de 2017. A estrutura fica na Rua Santo Amaro, no bairro São Francisco de Assis, e está adequada às normas Ministério da Saúde.

 

Fonte: Click Camboriú | Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário