Indaial alcança praticamente 100% de cobertura de atendimento populacional na atenção básica de saúde

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Saúde de Indaial atuou fortemente para ampliar a cobertura de atenção básica com a implantação de mais equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) nas unidades. No início de 2017 eram 11 equipes de ESF, que passaram para 19 no fim de 2018. Com essa ação, a cobertura de atendimento populacional registrada há dois anos saltou de 60% para praticamente 100% – hoje está em 98,58% conforme o Ministério da Saúde.

Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Uma equipe de ESF é composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

A secretária de Saúde, Adriane Ferrari, também comenta essa necessidade de potencializar a atuação das equipes de ESF. “Com mais equipes é possível diminuir os atendimentos especializados e proporcionar serviços que atendam às necessidades da população nos campos do cuidado, promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, da redução de danos e dos cuidados paliativos”, explica.

Outro avanço na área da saúde também foi a implantação, nesse período, de três Equipes de Saúde Bucal (eSB), composta por odontólogo e técnico de saúde bucal 40h semanais nas Unidades Básicas de Saúde: Rio Morto, Warnow e Tapajós, ampliando a oferta de serviços na área de odontologia.

“As demais unidades também recebem serviços em odontologia, conforme a demanda e estrutura de profissionais, o que acontece é que estamos trabalhando para qualificar as Equipes de Saúde Bucal”, conta a secretária.

Os exames de raio-x solicitados pelos odontólogos são realizados na Unidade de Saúde Heinz Schutz.

 

Fonte: Imprensa de Indaial

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário