Incêndios movimentam Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio na última semana

A Central de Operações dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, registrou na semana entre os dias 10 e 16 de dezembro, seis casos de incêndios. Entre os incêndios estão quatro casos atendidos pela corporação de Presidente Getúlio e dois casos repassados à Corporação de Vitor Meireles.

O que chama a atenção nestas situações, é que somente um incêndio foi em uma empresa, já as demais foram todas em vegetação e reflorestamento, fator este agravado pela estiagem que afeta o estado.

Na maioria dos incêndios em vegetação e reflorestamento, as causas são provocadas por descuidos, como no caso de dois incêndios registrados no município de Witmarsum.

O primeiro caso ocorreu na última sexta-feira, dia 14, na localidade de Serra Cambará aonde a causa relatada pelos próprios proprietários, foi que um dos trabalhadores em uma plantação de fumo, ao terminar o seu dia de trabalho acabou jogando uma xepa de cigarro em meio a plantação, vindo no momento o vento lançar a mesma em uma vegetação próxima, ocasionando um incêndio de grandes proporções. Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles também prestaram apoio no atendimento. Oito bombeiros e três viaturas estiveram empenhadas na ocorrência que durou aproximadamente três horas, com técnicas de combate ao incêndio através de abafadores, aceiro e com água.

O segundo caso ocorreu no sábado, dia 15, na localidade de Ribeirão Marreco. Uma xepa de cigarro lançada por um dos ocupantes de um veículo, pode ter sido a causa de um incêndio que atingiu um reflorestamento de eucalipto. Mais de três hectares da propriedade foram destruídas pelo fogo, que quase atingiu uma casa. Segundo o proprietário, vizinhos e amigos que estavam em sua casa quando viram o fogo, acabaram iniciando o combate, mas havia muito fogo e assim acionando a central dos bombeiros.

Um trator com tanque de água também foi utilizado para auxiliar no combate ao fogo. Sete bombeiros trabalharam na ocorrência e utilizaram técnicas de combate com água sendo gastos 3,500 litros e abafadores.

Incêndio em empresa

Um incêndio em um galpão de uma empresa madeireira, foi registrado por volta das 13h30 no bairro Pinheiro no último sábado, dia 15. No local, um trabalhador de uma empresa ao lado avistou fumaça e fogo saindo de um galpão, assim acionando os bombeiros.

Duas equipes foram deslocadas e necessitaram arrombar uma porta para acessar o interior da empresa, sendo certificado que um compressor de ar acabou tendo defeito e gerando um incêndio nas pilhas de madeiras que estavam dentro do galpão.

A ação rápida das equipes foi fundamental, pois a estrutura era grande e estava repleta de pilhas de madeiras e maquinário que poderiam se incendiar rapidamente tomando proporções maiores. Foram gastos 1,500 litros de água para o combate ao fogo e rescaldo e cinco bombeiros trabalharam na cena.

Estatística de incêndios dos meses de novembro e dezembro

Os incêndios da última semana foram só uma parte dos registrados nesta época do ano. Outros casos foram registrados como mostra a estatística abaixo dos meses de novembro e dezembro até o dia 17.

  • – Incêndios em vegetação/reflorestamento: 7
  • – Incêndios em estufas: 4
  • – Incêndios em empresa: 2
  • – Incêndios em outras estruturas: 2

Total registrado: 15 incêndios atendidos pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.

 

Fonte: Alex de Lima – Assessor de Comunicação BVPG | Foto: BVPG

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário