Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú realiza nova captação de órgãos

Na manhã de sexta-feira, 5 de abril, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) realizou mais um procedimento de captação de órgãos. Esta é a quinta vez no ano em que houve uma captação de órgãos no hospital. Foram doados três órgãos: pulmão, fígado e o rim esquerdo. O óbito do paciente doador foi constatado na quinta-feira, dia 4, por morte encefálica.

A captação só é realizada com a autorização da família do paciente. O HMRC é um dos hospitais catarinenses com a menor taxa de negativa familiar para doação de órgãos. Em 2017, foram registradas 19 notificações de morte encefálica e feitas 14 captações. Já em 2018, foram 21 notificações e 11 doações.

“Este processo de captação e transplante de órgãos tem um contexto de multiprofissionais, desde psicólogos até enfermeiros e médicos que são capacitados para isso. Estamos em terceiro lugar em captação de órgãos no estado”, enfatizou o diretor de enfermagem do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Ricardo Brodersen.

Um dos diferenciais do hospital é o acolhimento dado às famílias durante todo o tratamento do paciente. Os familiares participam de toda etapa do tratamento, acompanhando o quadro do paciente e a gravidade do caso. Visitas também são flexibilizadas aos familiares. Durante toda a internação, a equipe acompanha as famílias, orientando e respondendo a todos os eventuais questionamentos que surgirem durante o processo.

 

Fonte: Click Camboriú  | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário