Homenagens marcam início da Semana da Pátria, em Gaspar

Na sexta-feira, 7 de setembro, comemora-se a Independência do Brasil. O feriado nacional lembra o momento em que o Príncipe Regente, Dom Pedro I, declarou, às margens do rio Ipiranga, a independência do então Brasil colônia de Portugal. Em Gaspar, a comemoração da data começou na segunda-feira, dia 3 de setembro. Em evento realizado pela Diretoria de Cultura do município no auditório da Secretaria de Educação, todas as unidades de ensino receberam novas bandeiras. Além disso, as homenagens cívicas seguem até quinta-feira, dia 6 de setembro.

A Semana na Pátria, como é chamada, leva homenagens e atividades para unidades de ensino do município como forma de ensinar para os estudantes um pouco mais sobre a história do país e sobre civismo. Diretor da escola Honório Miranda, Antônio Mercês da Silva diz que, para os jovens, a Semana da Pátria significa um momento para expressarem suas opiniões. “De participar ativamente das sessões e comemorações e, que diante de tantos problemas, sente-se orgulhosos de fazer parte deste país. Expressar suas indignações e descontentamentos, o desrespeito que a classe política exerce sobre nação brasileira. Para eles, a Semana da Pátria não são mais atitudes militaristas. E sim para mostrar que acreditamos em mudanças efetiva do país”.

Neida Beduschi, diretora de cultura de Gaspar, afirma que a data é importante para lembrar as pessoas sobre o seu compromisso com o país. “Todos nós devemos olhar para a independência, que está completando 196 anos, como momento para cada um olhar e pensar sobre seu papel dentro da sociedade”. No primeiro dia de programação especial, já receberam homenagens as escolas Ivo d’Aquino, Vitório Anacleto Cardoso, Luiz Franzói e Frei Godofredo.

Nesta terça-feira, 4 de setembro, as atividades acontecem nas escolas Norma Mônica Sabel, Ervino Venturi, Olímpio Moretto e Professor Honório Miranda. Já no dia 5, as ações serão realizadas nas unidades de ensino Zenaide Schmitt Costa, Dolores Krauss, Belchior e Ana Lira. Às 14h do mesmo dia, o Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) recebe a roda de conversa “Consciência Política e Cidadania”, com o mediador Luiz Henrique Cohn da Silveira. No último dia útil da semana, quinta-feira, 6, as homenagens cívicas ocorrem nos colégios Angélica de Souza Costa, Arnoldo Agenor Zimmermann, Madre Francisca Lampel e Uni.

Desfile Cívico

Para encerrar a Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, acontece o tradicional Desfile Cívico em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil. O evento será realizado a partir das às 8h30 na rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro de Gaspar. Autoridades, escolas e a comunidade em geral estarão presentes para acompanhar.

 

Fonte: Cruzeiro do Vale

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário