Estudantes de Ibirama se destacam na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do Projeto de Robótica da Escola Municipal Tancredo Neves participaram no sábado, dia 18, da etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento foi sediado em Araranguá, no sul do Estado.

Na oportunidade, a escola foi representada por duas equipes na categoria nível 1, competindo com estudantes de outras 15 equipes de diversos municípios catarinenses. A equipe Robotic League Team conquistou o prêmio Robô Inovação, sendo que a equipe Young Robotics, conquistou o terceiro lugar na competição.

Os estudantes foram desafiados a desenvolverem robôs, utilizando como ferramentas peças plásticas de brinquedos de montagem e plataformas eletrônicas de controle, para a solução de problemas definidos pela organização. De acordo com o diretor da Escola Municipal Tancredo Neves, Jonathan Schaeffer, “durante o evento, os participantes se empenharam e trabalharam em equipe para identificar um problema, analisá-lo e aplicar uma solução”.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. Participaram estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Durante as competições, as equipes montam e programam robôs utilizando kits de robótica voltados para estudantes. Os robôs são autônomos, ou seja, devem ser capazes de realizar sozinhos as tarefas no dia da prova. O desafio simula um ambiente de desastre, em que os robôs devem percorrer um trajeto determinado, superar obstáculos, resgatar objetos e colocá-los em um local determinado.

 

Fonte: Rede QC

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário