Enem 2018: candidatos devem ajustar horário de verão manualmente nos celulares

Google, empresa dona do sistema operacional Android, recomenda que seus usuários não esperem pela atualização automática de sábado, dia 3 para domingo, dia 4

Quem está se aquecendo para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, deve ficar atento ao horário de verão, que entrará em vigor à meia-noite de sábado para domingo.

O Google, empresa proprietária do sistema operacional Android –presente, principalmente, em smartphones – alerta que não se deve confiar na mudança automática de horário.

Por isso, o Google está fazendo uma recomendação que parece endereçada, especialmente, aos 5,5 milhões de candidatos – mais de 240 mil deles somente no Rio Grande do Sul.

Quem tiver compromisso importante “que não pode perder no dia 4 de novembro” deve definir manualmente a hora no celular antes do início do horário de verão. Nos aparelhos da Apple, segundo a empresa, a alteração será automática pelo sistema iOS.

O que você precisa fazer:

1 – Entre no menu “Configurações” e procure o item chamado “Sistema”, depois escolha “Data e Hora” ou algo similar – em alguns aparelhos, talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”.

2 – Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

3 – Depois desses passos, adicione 1 hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar os despertadores.

O Google lembra que, na manhã seguinte, deve-se desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”, além de reiniciar o aparelho.

O horário deve, então, estar de acordo com o sinal enviado pelas operadoras. No Rio Grande do Sul, vale o horário oficial de Brasília. Assim, a abertura dos portões será às 12h. Confira os horários:

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30min
Término das provas do primeiro dia: 19h
Término das provas do segundo dia: 18h30min

Provas

4 de novembro 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação
    e comunicação
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, geografia, sociologia e filosofia

11 de novembro 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: física, química e biologia
  • Matemática e suas Tecnologias
Fonte: Gazeta | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário