Educandários de Indaial realizam Parada Ecológica na primeira semana do Junho Verde

Uma das ações organizadas para a primeira semana do Junho Verde em Indaial foi a Parada Ecológica nas Escolas e Unidades de Educação Infantil. O objetivo era de que os educandários promovessem no ambiente escolar uma parada para realizar ações voltadas à proteção do meio ambiente.

No Colégio Municipal, por exemplo, os alunos do 3º ano matutino com a professora Rúbia Loes fizeram o plantio de Bétulas, que são arbustos ou árvores pequenas ou de tamanho médio. Além disso foram montados dois painéis: um pela bibliotecária, Fabia Rosana Muller, mostrando imagens de animais em extinção e outro com imagens fotográficas de pássaros da região do Vale do Itajaí. A professora Rúbia fez as imagens fotográficas.

Já no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), a professora Eliane Varela explanou sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na sequência os alunos confeccionaram desenhos e montaram um painel, com destaque para pequenas atitudes que causam grandes impactos.

A Escola Básica Municipal Arapongas, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, também elencou algumas atividades, sob a supervisão da bibliotecária Odete Hermes. Ela utilizou a edição especial “Amazônia” do livro “Ciência Hoje”, na qual os alunos pesquisaram sobre animais em extinção e participaram de um momento de “contação” de histórias. As turmas de 1º e 2º ano plantaram uma muda de árvore.

O educandário ainda tem um projeto do Grupo de Leitores que atende crianças do 2º ao 9º ano, no qual a professora responsável Claudia Michelli desenvolve o gosto pela poesia e pela literatura. Sabendo da importância do meio ambiente foi desenvolvido com esse grupo as literaturas de Nana Toledo, que trazem poemas ambientais, de forma que despertasse o interesse das crianças. Os alunos, além de lerem as poesias, as recitaram, apresentando para os demais estudantes da escola. Houve ainda a participação especial da turma do 1º ano vespertino com a canção pássaro de Nana Toledo.

Junho Verde 2018

A programação contempla ainda oficinas, palestras, visitações, concerto, corrida, plantio de mudas, descarte de lixo eletrônico, expedição pelas Ilhas de Indaial e trilha na FIC. A programação completa está disponível no site www.indaial.sc.gov.br.

Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário