Deputado Laércio Schuster participa da 15ª sessão ordinária, em Timbó

Na noite de terça-feira, 14 de maio, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 15ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença da Deputado Estadual e Ex-Prefeito de Timbó Laércio Schuster e sua equipe, o Prefeito Jorge Krüger, secretários, professores, lideranças de bairros, suplentes de vereadores, a imprensa e a comunidade.

O Deputado Laércio e o Prefeito Jorge foram convidados a compor a mesa juntamente com o Presidente e o Vice. Laércio fez um breve discurso parabenizando o vereador Atomir Sebastião Rufino, que assumiu como vereador no lugar do vereador licenciado Adilson Mesch. Atualmente Mesch está no cargo de Secretário de Obras na administração. Laércio destacou os anos em que Atomir esteve a frente do Obras em sua gestão com muito respeito e admiração, e lembrou a comunidade que Atomir é o primeiro vereador afrodescendente que assume a cadeira na Câmara de Timbó.

“O Atomir merece o nosso carinho e sem duvida ele vai retribuir esse amor através de um ótimo trabalho aqui na Câmara”, disse Schuster.

O Prefeito Jorge Krüger desejou sucesso ao vereador Atomir e destacou a importância de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de uma cidade melhor.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Atomir agradeceu os amigos, a família e as pessoas que lhe deram oportunidades quando chegou a cidade. Com lágrimas, ele contou um pouco de sua história de muita luta e dedicação, e disse que a vereança sempre fez parte de um sonho.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou o vereador Atomir pelo início do trabalho. Destacou a reunião realizada na semana passada na Secretária de Educação para esclarecer sobre a questão dos professores ACTs, e disse que o secretário explicou a situação. Porém para Fiebes, para ser um bom gestor não é apenas atuar na legalidade, mas saber suprir as principais necessidades e administrar os desafios, buscando sempre o melhor.

O vereador falou sobre a polêmica da moção de Apelo a reforma da Previdência. Disse que grande parte das pessoas que criticaram os vereadores nas mídias sociais sequer leu a moção, e que os vereadores não se posicionaram contra a reforma. Eles apenas destacam pontos que poderiam ser modificados para que a população não perdesse importantes direitos.

O vereador Carlos Adriano Krüger chamou atenção da administração sobre as obras na Rua Áustria, que teve início na semana passada, porém que nesta semana já estava parada.
Falou sobre a pavimentação na Rua Gustavo Brandes e explicou o funcionamento do Sistema de Mutirão.

Chamou atenção para a polêmica da moção, e disse que muitas pessoas que xingaram os vereadores não leram o conteúdo. Deixou claro a responsabilidade dos vereadores diante da vereança, e que cada vereador tem sim o direito de se expressar e de colocar o que ele acha melhor para a comunidade. Destacou também que os vereadores não são contra a moção e que estão sim, em busca da defesa pelos direitos da comunidade. Falou ainda que sabe que esta moção não terá visibilidade no cenário estadual e nacional.

Destaco ainda a reunião na Secretaria de Educação, e disse que não concorda com algumas palavras que foram ditas sobre a desorganização dos vereadores e que os vereadores “precisam cuidar com o que falam”. Falou sobre a seriedade do trabalho no legislativo e que acima de tudo, eles foram escolhidos pelo povo e merecem respeito.

O vereador Douglas Marchetti desejou as boas-vindas ao vereador Atomir Rufino. Falou um pouco sobre o importante trabalho de Atomir a frente da Secretaria de Obras durante a gestão do ex-prefeito Laércio e disse que é uma pena o Prefeito Jorge ter dispensado seus serviços. Agradeceu a presença do Deputado Laércio e destacou as ações e a gestão do ex-prefeito na cidade, que culminou no desenvolvimento de Timbó colocando-a entre uma das melhores cidades para se viver. Destacou a importância de Timbó voltar a ter planejamento para que ela possa continuar crescendo, e que é inadmissível o retrocesso diante de tantas conquistas e oportunidades que a cidade teve.

Destacou a situação dos professores e disse que esta é uma responsabilidade que o executivo precisa resolver. Que os professores precisam de uma explicação, e que é preciso ter mais organização na gestão para que pessoas não sejam prejudicadas, como neste caso.
Douglas falou sobre os comentários referente a moção da Reforma, e destacou a ação de politicagem para tentar prejudicar os vereadores. Disse que em nenhum momento se colocaram contra a reforma e que apenas buscam os direitos daqueles que trabalham duro, acordam cedo e merecem uma vida melhor. “Esta política velha e suja, nós não queremos mais. Para dar ideias e acompanhar o trabalho dos vereadores, essas pessoas não fazem, mas para disseminar notícias falsas e atrapalhar o trabalho de quem quer lutar pelo povo, aí sim estão aí”, disse Marchetti.

O vereador Douglas destacou ainda uma solicitação que foi feita pela comunidade do bairro dos Estados sobre o excesso de velocidade e a sinalização na Rua Oscar Piske. Desde que foi tirada a lombada eletrônica, a rua ficou mais perigosa. Segundo o vereador, é preciso tomar alguma providência antes que acidentes possam acontecer. Segundo Marchetti, este é apenas um ponto de outros que existem na cidade que necessitam de atenção.

O vereador Fabrício Dalcastagné parabenizou o vereador Atomir. Destacou o caso da moção e questionou a comunidade sobre a eficácia do documento. Vocês acham que Bolsonaro vai ler esta moção? Disse que as pessoas não leram a moção e apenas estavam passando a frente as informações que liam nas postagens. Disse que muitas pessoas o procuraram para dar explicações sobre a situação, porém a maioria era da classe de empresários. Destacou que o objetivo da moção era um pedido de modificação de alguns pontos das PEC e que, principalmente ele, é a favor da reforma, não só da Presidência, mas da mudança de muitas situações que vivemos hoje no cenário da política nacional.
Disse que seria muito bom que as pessoas viessem no dia 21 para a Câmara e ainda destacou porque essas pessoas não aproveitam para discutir a educação também? Parabenizou a vinda do Deputado Laércio e o importante trabalho que ele esta fazendo na região e continuará desenvolvendo.

O vereador leu uma carta dos professores ACTS e lamentou a ausência do Secretário de Educação Alfroh Postai. Porém disse que acredita que o Prefeito Jorge e sua equipe, presentes na sessão, iriam esclarecer e conversar com os professores. Questionou a comunicação interna na Secretaria de Educação e a maneira de se tratar a educação especial em relação aos professores. Parabenizou a presença de tantos professores no plenário e da união deles em busca de respostas para as questões.

O vereador Martinho de Souza Filho deu boas-vindas ao vereador Atomir e disse que certamente fará um ótimo trabalho. Destacou o início dos trabalhos do Programa “Prefeitura nos Bairros” que aproximará a comunidade da Prefeitura. O primeiro bairro a receber o programa será o Araponguinhas no dia 18 de maio, com uma série de ações.

Destacou algumas atividades do executivo e a eficácia da gestão do Prefeito Jorge. Destacou também sobre a moção da Reforma, e enfatizou a opinião dos vereadores favorável a PEC.

Após os pronunciamentos pessoais e de liderança, foi realizada a votação para o cargo Secretário da Mesa, que antes era ocupado pelo vereador Adilson Mesch. Com chapa única, o vereador Rubens Borchardt foi eleito por todos os vereadores.

O Presidente Guilherme Voigt Junior agradeceu a presença das pessoas na sessão, destacou a presença do Deputado Laércio e deu boas-vindas e parabenizou o vereador Atomir. Destacou o compromisso dos vereadores sobre a moção, e principalmente afirmou que eles não são contra a reforma, apenas buscam a melhoria de alguns pontos para lutar pelos direitos do cidadão.

PROPOSITURAS PROTOCOLADAS: Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0027/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento- Programa 2019,da Administração Direta e Indireta.

  • Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0026/2019 – Em relação ao transporte remunerado privado individual de passageiros no Município de Timbó, busca-se saber:
  • Do(s) Vereador(es): Rubens Borchardt
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0027/2019 – Informar sobre os critérios adotados para regulamentar as vagas de estacionamentos nas vias do Município.
  • Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0028/2019 – Existe algum Projeto que visa a abertura de via que ligue os Bairros Padre Martinho Stein com o Bairro dos Estados
  • Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0029/2019 – Imóveis destinados à atividade rural em área urbana
  • Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
    PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0096/2019 – Instalação de faixa elevada de pedestres na rua Inglaterra, Bairro Nações.
  • Do(s) Vereador(es): Rubens Borchardt
    PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0097/2019 – Solicitação de reinstalação de lixeira na rua Dona Clara, defronte à TBO 431 (Tifa Sprung).
  • Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
    PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0098/2019 – Patrolamento na Rua Petúnia
  • Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné
    PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0099/2019 – Solicitar limpeza e roçadas nas laterais da rua Gustavo Piske, Bairro Padre Martinho Stein.
  • Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
    INDICAÇÃO nº 79/2019 – Estudo para implantação de mão inglesa na rua Julius Jacobsen, Centro.
  • Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné
    INDICAÇÃO nº 80/2019 – Que seja feito revitalização dos quiosques e estudo de viabilidade para fazer melhorias nas demais instalações do Jardim Botânico.

OBSERVAÇÕES: Eleição para o cargo de Secretário da Mesa Diretora, em razão da licença do Vereador Adilson Mesch.

MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0020/2019 – Autoriza o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e do Fundo Municipal de Educação, a associar-se e contribuir anualmente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Santa Catarina (UNDIME/SC).
Aprovado

  • Do(s) Vereador(es): Poder Executivo
    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0024/2019 – Altera o art. 3º da Lei nº 1.957, de 28 de Agosto de 1997, que institui o Conselho Municipal de Educação – COMED.
  • – Aprovado
  • Do(s) Vereador(es): Poder Executivo
    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0026/2019 – Dispõe sobre a realização do evento comemorativo ao “Dia do Colono”, que integra o Programa Social de Desenvolvimento Rural.
     Aprovado
  • Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0026/2019 – Em relação ao transporte remunerado privado individual de passageiros no Município de Timbó, busca-se saber:
    – Aprovado
  • Do(s) Vereador(es): Rubens Borchardt
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0027/2019 – Informar sobre os critérios adotados para regulamentar as vagas de estacionamentos nas vias do Município.
    – Aprovado
  • Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0028/2019 – Existe algum Projeto que visa a abertura de via que ligue os Bairros Padre Martinho Stein com o Bairro dos Estados
    – Aprovado
  • Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
    PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0029/2019 – Imóveis destinados à atividade rural em área urbana.
    – Aprovado

 

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário