Conferência Municipal do Idoso de Rodeio discute os desafios de envelhecer no século XXI

O Conselho Municipal do Idoso, com apoio dos coordenadores dos Grupos da 3ª Idadede de Rodeio, realizaram na sexta-feira, dia 29 de março, no Centro Cultural, a II Conferência Municipal do Idoso, com a temática “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Participaram das discussões a Diretora de Assistência Social do Município, Maria Dolores Fiamoncini, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, profª Odete Maria Morastoni Minatti, Coordenadora dos Idosos Rosangela Dalprá Faggiani, Prefeito Paulo Roberto Weiss, Vice Prefeito Valcir Ferrari, vereadores, além de idosos que frequentam programas oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social CRAS, e NASF-AB

Diante dos desafios do crescente envelhecimento da população brasileira no século XXI, são objetivos da Conferência congregar representações de todo o país para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

Também houve uma palestra ministrada pelo palestrante Dr. Ismael Francisco de Souza que falou sobre as políticas públicas promovidas pela união, estados e municípios, assegurando os direitos fundamentais da pessoa idosa, garantindo um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos direitos humanos e medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos direitos fundamentais, das políticas públicas e do seu controle.

Da conferência, foram retiradas propostas e escolhidos dois delegados da sociedade civil, Sr. Argeu Maschio e Aurea Girardi e dois governamentais, Antonio Edemir Peres e Rosangela Dalpra Faggiani que participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que deve acontecer ainda em 2019 na capital catarinense.

 

 

Fonte: Prefeitura de Rodeio | Fotos: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário