Confederação apura denúncia de racismo em partida da Liga Nacional de Handebol em Blumenau

Repercute nas redes sociais uma denúncia de um suposto caso de racismo durante a partida entre Blumenau e São Bernardo do Campo-SP no último sábado, 27 de outubro, pelas oitavas de final da Liga Nacional Feminina de Handebol. O jogo foi no Ginásio do Sesi e, segundo relatos de atletas da equipe paulista, ofensas raciais teriam partido da torcida do Blumenau contra uma jogadora do time visitante.

O caso motivou várias postagens nas redes sociais, notas de repúdio de outras equipes que disputam a Liga Nacional e um posicionamento da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que se manifestou na noite desta segunda-feira. Em nota, a CBHb afirma que “está apurando os fatos a respeito das ofensas racistas por parte de torcedores contra jogadoras do time visitante” e que “repudia todo e qualquer ato de racismo e que levará ao conhecimento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para as devidas providências cabíveis dentro do que rege as leis esportivas”.

Conforme o treinador do time de Blumenau, Sérgio Graciano, o caso teria ocorrido após o apito final da partida. Ele conta que não ouviu nenhuma das ofensas, mas que foi avisado pelo treinador de São Bernardo do Campo (SP) quando o jogo acabou.

“Não sabemos o que aconteceu. O técnico deles me avisou quando fui cumprimentá-lo ao fim do jogo, ele disse que tinha um problema na torcida, que um torcedor bateu boca com uma jogadora. Fomos lá e pedimos para o pessoal se acalmar. Não teve nenhum relato oficial sobre o caso ainda”, explicou o técnico blumenauense.

Nas redes sociais, o perfil da equipe de São Bernardo do Campo compartilhou postagens da atleta que apontam que os torcedores teriam dito para ela frases como “volta para a senzala” e a chamado de “macaca”.

A reportagem do Santa entrou em contato com as atletas e com representantes do clube, mas todos disseram que, por enquanto, o caso está sendo tratado apenas pelos advogados do time e que não estão autorizados a falar. A Federação Catarinense de Handebol entrou em contato com representantes de Blumenau para apurar o caso.

Em quadra, a partida no sábado acabou com vitória do time de Blumenau por 23 a 22 e a consequente classificação para as quartas de final da competição.

“Foi uma vitória importante para sobreviver na competição e se classificar para as quartas de final. Agora, estamos esperando pela data da próxima partida”, comentou o treinador de Blumenau.

 

Fonte: NSC | Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário