Começa período de matrículas em escolas estaduais de Santa Catarina

As escolas estaduais de Santa Catarina começaram nesta segunda-feira, 19 de novembro, a receber as matrículas dos estudantes para o ano letivo de 2019. O prazo vai até o dia 23 de novembro. Na Grande Florianópolis, os pais e estudantes devem fazer um cadastro pela internet, enquanto nas demais cidades as matrículas precisam ser feitas presencialmente.

Segundo a Secretaria da Educação, são esperados 100 mil alunos, nas 1.073 escolas de todo o Estado. Em Santa Catarina, as escolas estaduais oferecem as modalidades de ensino fundamental e médio.

Para ingressar no ensino fundamental, as crianças devem completar 6 anos de idade até o dia 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para os interessados em cursar o ensino fundamental é de 15 anos, até o dia da matrícula, enquanto no ensino médio, é necessário ter 18 anos completos.

Nas escolas em que a matrícula é presencial, os pais devem apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); 1 foto 3×4 (opcional); carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental; e cópia do CPF dos pais ou responsáveis.

A Secretaria da Educação pede aos pais que escolham as escolas considerando critérios de zoneamento, dando preferência às unidades mais próximas de casa ou do local em que os responsáveis trabalham. O endereço de todas as unidades pode ser conferido no site da secretaria.

Na Grande Florianópolis, depois de fazerem a pré-matrícula online, os pais devem levar a mesma documentação na escola em que escolheram, até o dia 28 de novembro.

Deve ainda haver sorteio de vagas, nas seis escolas que costumam ter mais procura: Instituto Estadual de Educação, EEB Jacó Anderle, EEB Intendente José Fernandes, em Florianópolis, EEB Prof Irmã Maria Teresa, EEB Vicente Silveira, em Palhoça, e EEB José Brasilicio, em Biguaçu.

A dica da Secretaria da Educação para quem vai tentar uma vaga em uma dessas escolas é realizar a matrícula em outra unidade, para garantir a vaga, e esperar pelo resultado do sorteio.

Além deste período de matrícula, haverá outro, em fevereiro de 2019, entre os dias 4 e 7. Entretanto, a Secretaria da Educação pede aos pais que deem prioridade para realizar a matrícula agora, em novembro, para que as escolas possam se planejar.

 

Fonte: Diário Catarinense | Foto: Osvaldo Nocetti

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário