Bombeiros de SC iniciam treinamento de guarda-vidas civis para atuar na temporada do verão

O treinamento para a formação de guarda-vidas civis em cidades de Santa Catarina está em andamento nas praias e balneários nesta pré-temporada de verão. No total, o Estado deve disponibilizar cerca de 2 mil guarda-vidas civis, que passam por testes de avaliação, cursos para depois ser efetivada a contratação temporária.

Segundo o instrutor do curso em Chapecó, no Oeste catarinense, sargento Rodrigo Somensi, o treinamento visa a prevenção e para evitar acidentes durante a temporada de auxílio aos oficiais militares.

“O objetivo é treinar a população civil a estar prestando o serviço de prevenção e salvamento durante a Operação Veraneio compondo as guarnições juntamente com o Corpo de Bombeiro Militar aumentando a amplitude dos locais a ser feita essa prevenção”, explicou o sargento.

A carga horária do curso é preenchida com instruções e treinamentos práticos sobre socorro de vítimas de afogamentos, resgate de pessoas e orientações a banhistas.

“No primeiro momento é feito uma prova de aptidão física, natação, corrida. Depois, é preciso frequentar o curso que tem a duração de 90 horas. Ao final, são feitas novas provas e após passar eles estão aptos para serem contratados para estar nos auxiliando”, afirmou Somensi.

A Operação Veraneio é dividida em três e tem a duração de 78 dias. A alta temporada começa no dia 15 de dezembro.

 

Fonte: G1 | Foto: Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário