Basquete feminino de Blumenau vai em busca do 15º título do Campeonato Estadual

Final four do Catarinense começa nesta quarta-feira

Única equipe catarinense a disputar a Liga Nacional no começo deste ano, Blumenau (Vasto Verde/Uniasselvi/FMD) entrou como favoritíssima – só para variar um pouco – à conquista do título Estadual. Nesse meio tempo teve alguns obstáculos e por pouco não ficou de fora do Campeonato Catarinense.

Passados os altos e baixos que marcaram a transição do primeiro para o segundo semestre, a equipe retornou à quadra.

Aí, tudo voltou à normalidade: massacrou absolutamente todos os adversários na primeira fase – com direito a um incrível 116 a 28 sobre Joinville – e se garantiu antecipadamente no quadrangular decisivo.

E é a partir desta quarta-feira, quando a bola volta a quicar em quadras blumenauenses depois de quase um mês, que o time comandado por João Camargo Neto buscará o 15º título do Estadual e o sétimo em um intervalo de oito anos.

Para erguer o troféu, o grupo vai enfrentar três adversários que ainda não encarou na competição: Chapecó, líder da Chave A e que teve uma campanha muito parecida com Blumenau; Itajaí, terceiro melhor desempenho; e Rio do Sul, o patinho feio até aqui, já que venceu apenas duas das nove partidas disputadas e se classificou à decisão graças a uma combinação de resultados.

Todos os confrontos ocorrerão em Blumenau, no Ginásio Nelson Busarello, no Vasto Verde, e têm entrada gratuita.

O quadrangular final será em formato de final four – ou seja, não há confrontos definidos para a segunda e terceira rodadas. As anfitriãs estreiam nesta quarta contra Rio do Sul, às 20h30min, logo após o duelo entre Chapecó e Itajaí.

Se vencerem, as blumenauenses voltam a jogar quinta, também às 20h30min, provavelmente contra a equipe itajaiense. A projeção – até pelas campanhas na primeira fase – é de que o time da casa encare as chapecoenses para decidir o título na última rodada, sábado, às 18h.

– Agora estamos em uma fase de três jogos em que cada partida é uma final. Rio do Sul é uma equipe jovem, mas que vem evoluindo ano a ano. Você não pode, em hipótese alguma, menosprezar uma equipe, muito menos a que está evoluindo. Nesse quadrangular temos que fazer jogo a jogo – comenta o técnico de Blumenau, João Camargo Neto.

Atual vice-campeão catarinense, Blumenau tem 14 troféus dos 21 disputados desde 1995. O time não chegou à final em apenas duas ocasiões: 2001 e 2002.

 

Fonte: Jornal de Santa Catarina | Foto: Patrick Rodrigues

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário