ARESC reajusta tarifa do gás natural a partir de 1º de julho

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) anunciou na semana passada, no Diário Oficial, a autorização para aplicação de reajustes nas tarifas para os consumidores de gás natural em Santa Catarina, por meio da resolução nº 106/18.

A decisão determina os reajustes estimados em valores médios para cada segmento a partir de primeiro de julho conforme a seguir:

– Industrial: +26%
– Comercial: +15%
– Residencial: +11%
– Veicular: +27%

Além disso, também foi publicada hoje a resolução nº 107, que reajusta a margem bruta que compõe as tarifas, com aplicação a partir de primeiro de agosto.

Os efeitos estimados serão de:

– Industrial: +0,9%
– Comercial: +2%
– Residencial: +2,5%
– Veicular: +0,8

A tarifa de gás natural é atualizada no mínimo semestralmente pelo regulador por meio da conta gráfica, ferramenta criada em dezembro de 2016.

O mecanismo acompanha as movimentações do dólar e do custo do gás, valor pago pela SCGÁS ao seu supridor, que varia de acordo com o preço de uma cesta de óleos internacionais, entre os quais o principal é o petróleo.

A gerência de planejamento da SCGÁS analisará os efeitos das resoluções nas tarifas, em todos os segmentos e faixas de consumo, e divulgará as novas tabelas de preço oportunamente.

 

Fonte: Noticenter | Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário