Anatel vai bloquear celulares falsificados ou irregulares em Santa Catarina

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou no fim de semana o bloqueio de celulares irregulares _ falsificados ou com adulterações_ em Santa Catarina.

O estado entrou na lista dos alvos da Anatel para combater a comercialização de aparelhos não homologados.

Desde 23 de setembro, os celulares irregulares que são ativados no Estado recebem uma mensagem de aviso da operadora, por meio do número 2828: “Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. O alerta é repetido 50 e 25 dias antes do prazo de bloqueio.

A irregularidade costuma estar no código IMEI, composto por 15 números, que é utilizado internacionalmente para identificar a marca e o modelo do aparelho. As mensagens de alerta são para que o consumidor busque seus direitos junto à pessoa ou empresa de quem adquiriu o aparelho ilegal.

Além de Santa Catarina, estão na mira celulares irregulares no Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.O número de aparelhos a ser bloqueado em Santa Catarina não foi divulgado

. No Distrito Federal e no estado de Goiás, onde o bloqueio está implantado desde maio deste ano, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 108,8 mil celulares irregulares.

Fonte: NSC | Foto: Tiago Ghizoni

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário