Alunos da EBM Juvenal Carvalho de Indaial se formam como agentes mirins de trânsito

Na segunda, 5 de novembro, o Departamento de Trânsito de Indaial promoveu a formatura de 55 estudantes da EBM Juvenal Carvalho que participaram do projeto “Suas atitudes fazem a diferença – Agente Mirim de Trânsito”.

A solenidade contou com a presença do prefeito André Moser; o secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas de Lima; representantes do Departamento de Trânsito e Escola.

Essa é a quarta turma a ser formada pelo projeto. Já receberam seus certificados 136 alunos da EBM Tancredo de Almeida Neves, 161 estudantes da EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai e 79 alunos da EBM Profª Ana Lúcia Hiendlmayer.

O projeto visa desenvolver trabalho de prevenção de acidentes e orientações de comportamentos e atitudes corretas no trânsito, além de fazer com que as crianças cobrem e orientem seus pais e familiares sobre condutas corretas para a segurança de sua família, fazendo o papel de agente de trânsito mirim no meio familiar.

Os alunos de 3º e 4º anos participaram de uma formação, conduzida pelo educador de trânsito, William Gonzaga Dias, para capacitá-los como agentes mirins de trânsito multiplicadores.

A formação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de outubro em encontros teóricos com apoio de uma cartilha e práticos com a pista educativa e na rua da escola.

Na solenidade, os estudantes que participaram receberam a carteirinha de agentes mirins de trânsito como certificado por concluírem o projeto com êxito. Eles também ganharam um bloco de “auto de infração”, quando terão 30 dias para observarem o comportamento dos pais e familiares no trânsito e, se necessário, aplicarem uma “multa”.

Como forma de punição os estudantes terão momentos de atividades com o condutor, como um jogo de bola, passeio no parque, cinema, conforme sugestões impressas no bloco.

No caso de os condutores respeitarem as normas de circulação e conduta eles ganharão “parabéns” no lugar da “multa”. Semanalmente, o professor deverá receber o “auto de infração” preenchido pelos alunos para verificar as estatísticas e mudanças de comportamento por parte dos pais e familiares.

 

Fonte: Imprensa de Indaial

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário