Ações promovidas para a saúde do idoso proporcionam mais qualidade de vida à terceira idade de Indaial

A secretaria de Saúde de Indaial, por meio do Departamento de Promoção da Melhor Idade, promove diversas ações para os idosos do município.

As atividades compreendem grupos de atividades físicas nos bairros, bailes, ensaios de dança, desporto, cardápio de alimentação saudável e inclusão digital.

Essas ações também contam com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Fundação Municipal de Esportes.

“Nosso compromisso é possibilitar a implementação de melhorias e desenvolvimento de atividades que promovam a saúde do idoso, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Com as ações realizadas os idosos recebem mais conhecimento, interagem com as demais pessoas, promovem o autocuidado e ganham mais qualidade de vida”, destaca a secretária de Saúde, Adriane Ferrari.

Hoje cerca de 300 idosos participam semanalmente de 13 grupos de atividades físicas nos bairros. Para participar gratuitamente basta comparecer no horário e local da atividade.

Confira o cronograma:

Segunda-feira

8h às 8h45 – Tapajós (Centro de Convivência)

8h às 8h45 – Estados (Associação Atlética Unidos)

Terça-feira

8h às 8h45 – Nações (Associação de Moradores)

8h às 8h45 – Benedito (Associação de Moradores)

9h30 às 10h15 – Centro (Salão da Paróquia Santa Inês)

9h30 às 10h15 – Estrada das Areias (Cras)

Quarta-feira

8h às 8h45 – Carijós (Salão Paróquia São Francisco)

8h às 8h45 – Encano do Norte (Salão Igreja)

9h30 às 10h15 – Ribeirão das Pedras (Capela Sagrada Família)

9h30 às 10h15 – Warnow (Capela Católica)

Quinta-feira

8h às 8h45 – Rio Morto (Capela São Judas Tadeu)

8h às 8h45 – João Paulo II (Capela São José Operário)

9h30 às 10h15 – Encano Baixo (Capela São Bonifácio)

O Parque Municipal Jorge Hardt, no bairro Ribeirão das Pedras, também é cedido para bailes da terceira idade, onde os grupos de idosos fazem sua confraternização.

No Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado na rua Leoberto Leal, bairro Tapajós, há ensaios gratuitos de Dança Folclórica todas às segundas, às 16h. Para participar os idosos podem procurar o Centro.

Neste ano foi implementado o programa Desporto na Terceira Idade. Homens e mulheres com idade superior a 60 anos participam de aulas gratuitas de Handebol e Voleibol Adaptados e Jogos de Mesa.

Em breve será implantado o Basquetebol Adaptado. Para participar o idoso pode comparecer no local de cada modalidade.

Os encontros ocorrem nas seguintes datas: Voleibol Adaptado nas terças, das 7h às 9h, no Ginásio Sérgio Luiz Petters; Handebol Adaptado, nas quintas, das 7h às 9h, no Pame; Jogos de Mesa (Canastra, Dominó e Truco), nas segundas e quintas, das 13h30 às 17h30, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Outra novidade deste ano é o cardápio de alimentação saudável para os cafés que são ofertados nos grupos da terceira idade, todos orientados por nutricionista do Nasf.

O novo cardápio contempla alimentos como bolo e pão integral, iogurte, água saborizada, frutas, variando conforme cada encontro.

O projeto mais recente é o de Inclusão Digital na Promoção de Saúde da Terceira Idade.

As aulas gratuitas iniciaram no dia 5 de junho e ocorrerão nas terças-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, na Uniasselvi – Polo do Centro, que cedeu uma sala de informática.

Todos os profissionais envolvidos (informática e técnicos de saúde) atuarão juntos para articular pautas sobre saúde: Política de Saúde do Idoso, sexualidade, cuidados na alimentação, prevenção de quedas, exercícios físicos, medicamentos, higiene, memória e saúde mental.

No decorrer das aulas os idosos aprenderão como encontrar informações em sites de busca ou digitar um texto no computador, por exemplo, com assuntos sobre saúde.

O Projeto se estenderá de junho até setembro. Cada mês será uma turma, composta por 15 pessoas, capacitando ao fim 60 idosos.

 

 

Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Divulgação

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário