119 anos de falecimento do Dr. Blumenau conta com homenagem no Centro de Blumenau

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro, aconteceu uma homenagem referente aos 119 anos de falecimento do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.

O evento aconteceu no Mausoléu Dr. Blumenau, na rua XV de Novembro, Centro, às 9h.

O evento, aberto ao público, contou com uma fala ecumênica do pastor da Igreja Luterana Milton Jandrey e a colocação de flores junto ao túmulo do fundador da cidade.

A diretora Patrimônio Histórico, Sueli Petry destaca: “Blumenau é hoje um nome, um personagem que deixou a sua marca, transformada numa bela cidade composta por mais de 300 mil habitantes. Este gesto é um ato de reconhecimento, amor e respeito à memória deste ilustre personagem fundador da nossa cidade”.

Como forma de referenciar o personagem, que durante 34 anos administrou a Colônia Blumenau, em 1974, o governo municipal providenciou a edificação do Mausoléu para depositar os restos mortais do fundador Dr. Hermann Blumenau.

Fato que ocorreu durante as comemorações dos 150 anos da imigração alemã no Brasil.

Sueli lembra que, conforme registrado em carta destinada ao Imperador D. Pedro II, essa era uma vontade do próprio idealizador da cidade.

Onde ele manifestou o desejo de que um dia suas cinzas retornassem “à terra onde passou os dias mais felizes de sua vida, como também os mais tristes”.

Hoje o mausoléu abriga as cinzas da família do fundador: esposa, filha, filho, neto e esposa.

 

Fonte: Jornal de Blumenau | Foto: Mariana Girardi

Nenhum comentário publicado.

Deixe um comentário